A plataforma AgroPro Monitor baseia-se no Manejo Integrado de Pragas (MIP), fortalecendo os meios de controle não químicos, essenciais no manejo de pragas e doenças. O uso racional de defensivos agrícolas causa menores impactos ao meio ambiente e menor efeito residual nos alimentos, além de permitir a ação da natureza no equilíbrio das populações de pragas.
O Monitor possibilita a antecipação à problemas fitossanitários e adaptação à realidade agronômica da área, permitindo decisões baseadas em levantamentos científicos das populações de insetos, ácaros e doenças aliado ao valor da produção da área e do custo de eventuais tratamentos.
Com uma inteligência agronômica única, desenvolvida ao longo de 30 anos de pesquisas científicas e prática em lavouras de todo Brasil, o AgroPro Monitor conta com metodologias específicas na avaliação dos problemas em campo, níveis de ação e criticidade exclusivos na interpretação dos dados coletados para cada cultura, fornecendo resultados precisos para tomada de decisão no uso racional de defensivos e emprego de biodefensivos.